Início
História
Monumentos
Cultura
A Junta de Freguesia
Lazer & Desporto
Associações
Gastronomia
Contactos & Serviços
Localização
Eventos
Vídeos
Terramar - Associação de Solidariedade de Vila Chã  

 

      

A TERRAMAR – Associação de Solidariedade Social de Vila Chã nasceu da conversa informal entre duas ou três pessoas que constataram que esta Freguesia não possuía uma  estrutura que suprisse as necessidades das pessoas mais idosas e das crianças, tendo as famílias que procurar respostas sociais em freguesias vizinhas, ou até noutros concelhos.
Juntas, estas pessoas sonharam com a edificação de uma estrutura social na Freguesia que os acolhe, resolvendo convidar mais alguns amigos para uma primeira reunião que visava a concretização deste sonho. Estes, por sua vez, convidaram mais alguns para reuniões sucessivas.

Restaram os que acreditaram que era possível. Este puseram pés ao caminho e fundaram a 01 de Julho de 2005 a TERRAMAR - Associação de Solidariedade Social de Vila Chã, com a convicção de poder ajudar a melhorar as condições de vida daqueles que mais necessitam.
A Associação TERRAMAR tem como destinatários toda a comunidade de Vila Chã e das freguesias limítrofes, que necessitem de apoio social.  

Assim, A TERRAMAR foi criada com o propósito de tentar proporcionar à população de Vila Chã e Freguesias vizinhas, as seguintes valências:

- Centro de Dia e de Convívio  de apoio à terceira idade, para que os mais idosos tenham a possibilidade de passar um pouco do seu tempo na companhia de outros seus amigos e conhecidos.;

- Apoio Domiciliário para aqueles que necessitem e pretendam que a TERRAMAR lhes preste este tipo de serviço, bem como a todos aqueles que necessitem de outro tipo de apoio social.

- ATL (Actividades dos Tempos Livres) onde as crianças em  idade escolar e pré-escolar, possam ocupar o tempo após saírem das escolas ou infantários e até que os pais regressem dos seus empregos;

 - Creche e Infantário, onde os Pais possam deixar os seus filhos mais pequenos (0 a 5 anos) ao cuidado de responsáveis qualificados para o efeito;

- Centro Comunitário, onde os jovens possam ter acesso a uma biblioteca, à Internet, a apoio psicológico e social e na procura do seu primeiro emprego.

Paralelamente pretende-se oferecer a todos os sócios, alguns descontos em cuidados de saúde, através de protocolos estabelecidos com entidades da Freguesia e de freguesias vizinhas.

 

 
Website counter
Vila Chã aderiu à Agenda 21, o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto.