Início
História
Monumentos
Cultura
A Junta de Freguesia
Lazer & Desporto
Associações
Gastronomia
Contactos & Serviços
Localização
Eventos
Vídeos
Grupo Folclórico dos Pescadores de Vila Chã  

 

Vila Chã é um importante centro piscatório e é o maior centro de recolha de sargaço da região. As suas gentes são muito ligadas ao mar nas suas alegrias e contrariedades. Fica situada a sete quilómetros a sul da sede do Concelho, que é Vila do Conde. O Grupo Folclórico dos Pescadores de Vila Chã mantém vivas as tradições dos homens e das mulheres que labutam na faina do mar. Foi fundado a 05 de Fevereiro de 1980 pelo Sr. Manuel da Silva Barroso numa brincadeira de Carnaval.

Tem actuado em Portugal e no estrangeiro e ganhou o Trofeu de Ouro, equivalente ao 1° lugar no Festival Mundial de Boeu realizado em Espanha em 1996. No dia 28 e 29 de Maio de 1998 actuou no Pavilhão Atlântico (Parques das Nações). Foi escolhido pelo Vaticano para representar o Distrito do Porto na Expo 98 (Lisboa) em Julho de 1998. No dia 08 e 09 de Maio de 1999 actuou na FIL (Parque das Nações).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Realiza todos os anos um Festival Tradicional no Largo dos Pescadores, com a participação de vários grupos nacionais e estrangeiros. Tem sede própria, sita na Rua do Juncal n.° 27 da Freguesia de Vila Chã.

É filiado na Federação do Folclore Português desde 1981 e no Inatel desde 1992, sendo o único Grupo Folclórico do Concelho de Vila do Conde actualmente federado. Tanto as suas danças como os seus trajes são genuínos, sendo uma fiel cópia dos usados pêlos pescadores e sargaceiras no século dezoito.Do seu repertório constam 52 músicas e danças e foi constituído com base em recolhas efectuadas no Litoral Vilacondense.

Duas pessoas importantes trabalharam nesta recolha: o Dr. Manuel Ramos Canito (falecido em Setembro de 1998) e o Sr. Manuel da Silva Barroso, Fundador e actual Presidente do prestigiado Grupo Folclórico dos Pescadores de Vila Chã. O Grupo Folclórico dos Pescadores de Vila Chã tem publicados vários discos de vinil e cassetes e mais recentemente um CD com 20 das suas melhores músicas. Faz frequentes actuações na RTP1 e na RTP2.

 
Website counter
Vila Chã aderiu à Agenda 21, o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto.