Início
História
Monumentos
Cultura
A Junta de Freguesia
Lazer & Desporto
Associações
Gastronomia
Contactos & Serviços
Localização
Eventos
Vídeos
Rancho Danças e Cantares Lavradeiras de Vila Chã  

 

 


 

 

 

 

 

 

 

Freguesia de Vila Chã, Concelho de Vila do Conde, Concelho do Porto Vila Chã é uma Freguesia do litoral nascente, das antigas Terras da Maia, hoje pertence ao Concelho de Vila do Conde, Distrito do Porto, desde a divisão administrativa de 06 de Novembro de 1836. Dista 8 km de Vila do Conde que é a sede do Concelho.

Embora já existisse desde 1945, realizando esporadicamente várias exibições, só em 1981 é oficialmente fundado, optando depois pela designação com que hoje se apresenta: Rancho

Danças e Cantares das Lavradeiras de Vila Chã.
O Rancho assenta nos costumes dos povos que viveram nesta localidade e região, com especial relevo para os trabalho de campo e a faina do mar.

São de origem regional e local, os trajes, os instrumentos e as cantigas deste Rancho. O Rancho

Danças e Cantares traduz com eficácia, as velhas tradições regionais, sendo portador de grande simpatia de norte a sul do país, tendo realizado inúmeras actuações. Tem também no seu palmares exibições em Espanha e França.

As cantigas que cantam são músicas típicas de Vila Chã, que já vêm dos seus antepassados: o Malhão, a Chula, os Viras, a Sarrasquinha, a Tirana, a Cana Verde, etc.
O Rancho Danças e Cantares das Lavradeiras de Vila Chã já fez três gravações em cassetes e uma em Cd.

Os trajes que apresenta são: o de trabalho (no campo e na faina do mar); o fato de domingar; o fato de festa; o fato dos noivos.

Toca os seguintes instrumentos: acordeão, viola, cavaquinho, bombo, ferrinhos, pandeireta e reco-reco. É constituído por cerca de 45 elementos.

 
Website counter
Vila Chã aderiu à Agenda 21, o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto.