Início
História
Monumentos
Cultura
A Junta de Freguesia
Lazer & Desporto
Associações
Gastronomia
Contactos & Serviços
Localização
Eventos
Vídeos
História - Actualidade  

 

A freguesia de Vila Chã pertence ao concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, e tem por orago S.Mamede.

O documento mais antigo referente a esta povoação data de 1033 e revela uma doação que D.Vistrégia Galindes fez a Gutierre Troitosendes e sua mulher, das villas que possuía entre os rios Cavado e Ave, a villa “nominata Vila Plana”. É notório que nessa época deveria já existir em Vila Chã a igreja de S. Mamede, igreja “própria” na origem (o que concorda com a situação posterior de padroado), estando de acordo com a elevada antiguidade do culto do respectivo titular, S. Mamede.

As Inquirições de 1258 em Vila Chã, da “Terra da Maia”, dividem a paróquia em duas secções ou “villas”: a de Vila Chã e a de Mirance (Mirante).

A Freguesia foi sempre do termo da Maia (até á formação do concelho de Vila do Conde) e como tal beneficiou do foral da Maia, dado por D. Manuel I, a 15 de Dezembro de 1519.

Nesta freguesia existiu um forte mandado construir em 1796 pelo Príncipe Regente D. João, sobre a areia, junto ao canal da Aguilhada para evitar incidentes entre os barcos de guerra espanhóis que ali aguardavam oportunidade de atacar de surpresa os navios ingleses. Portugal pretendia manter a neutralidade que era assim conseguida apesar da fragilidade e do baixo poder deste fortim.

 
   
Website counter
Vila Chã aderiu à Agenda 21, o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto.