Início
História
Monumentos
Cultura
A Junta de Freguesia
Lazer & Desporto
Associações
Gastronomia
Contactos & Serviços
Localização
Eventos
Vídeos
História - As Origens  

Na parte Norte de Vila Chã existiu um Forte cuja origem é curiosa.

Depois de uma campanha do Rossilhão, quando Espanha se uniu à França contra Inglaterra, Portugal sentiu muitas dificuldades para se manter neutral. Em frente à nossa costa, nos limites da Freguesia, existia (e existe) um penedo chamado Aguilhada, separado de terra por um canal, local onde os barcos espanhóis se emboscavam à espera dos barcos ingleses para os afundarem.

 

 
 

 

Perante as exigências dos ingleses de mais protecção por parte das autoridades portuguesas e para evitar males maiores relacionados com a neutralidade, o príncipe regente D. João VI, ordenou ao general Correia de Sá que se construísse um Forte nesse lugar, para evitar assim as escaramuças entre os inimigos da altura (a planta deste Forte pode ser admirada na Sede da Junta de Freguesia onde se encontra exposta).

Decorria o mês de Agosto de 1796. O Forte foi construído, provisoriamente, em cima da areia, com a forma semicircular. A sua bateria ficava mais acima, tendo uma rampa de acesso construída em pedra. Existiam 5 canhoeiras com as necessárias armas. Mais atrás, em frente da rampa de pedra, construiu-se uma casa que servia de paiol e de quartel. O Forte estava cercado por pranchas de madeira, sendo as colocadas do lado do mar para fixar as areias. À volta do quartel foram implantadas fortes estacas de madeira.

Com o final da guerra, o Forte perdeu a sua utilidade e foi sendo abandonado, apesar de continuar a estar armado.

Durante o domínio Miguelista e até ao desembarque das tropas Liberais, voltou a ser utilizado, tendo estado guarnecido com tropas fiéis a D. Miguel, sendo depois definitivamente abandonado.

A inclemência do tempo, o saque pelos populares, o desvio da sua pedra para obras no Adro da Igreja, levaram a que hoje não seja possível identificar, com certeza certa, o local exacto onde foi construído, embora se conheça a sua localização aproximada (estava situado entre o Café Pinhal e um infeliz edifício com muitos andares que foi lá implantado).

Artigo escrito por José Magalhães

 
Website counter
Vila Chã aderiu à Agenda 21, o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande Porto.