Museu de Vila Chã - Um espaço de cultura activo

ligado . Publicado em Notícias

Conhecido como o "Museu de Vila Chã", a Casa de Memórias de Uma Terra abriu portas no dia 21 de abril de 2012.
O Jardim de Infância que estava desativado deu lugar a um espaço dedicado à história e à cultura de Vila Chã, com destaque para a cultura costeira.
O espólio que compõe este espaço consiste em várias embarcações - Catraias e Dori - e várias miniaturas de embarcações, instrumentos de pesca artesanal diversos, instrumentos de construção naval, objectos que integravam o quotidiano das famílias vilaplaneneses em tempos idos, fotografias, livros e outros documentos.
Desde a sua abertura, o museu dinamizou uma série de actividades culturais que visaram valorizar a história e a identidade vilaplanense, assim como, aspectos naturais e históricos desta região costeira.
Foram várias as actividades, os convidados e os intervenientes que passaram nas actividades organizadas pelo museu e em parceria com este.
O museu está aberto das 9 horas à 17 horas e recebe visitas de grupos sob marcação.
Para saber mais sobre este espaço consulte a página do Facebook : Memórias de uma Terra - Vila Chã VCD.

 

 

Parceria Museu de Vila Chã e CMIA

ligado . Publicado em Notícias

 Pela forte tradição piscatória da freguesia de Vila Chã, o Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental de Vila do Conde - CMIA - convidou o museu de Vila Chã a estar representado na exposição “À descoberta do Mundo das Macroalgas”, que decorre nas suas instalações até 12 de janeiro. Esta exposição pretende dar a conhecer à população este recurso valioso e indescritível que são as ALGAS.
O museu participa, assim, com a cedência de alguns instrumentos piscatórios utilizados na apanha de "sargaço" e com o documentário "Sargaço"realizado fruto desta parceria entre o museu e o CMIA.

Festa de Verão 2017

ligado . Publicado em Notícias

 A Junta de Freguesia de Vila Chã ofereceu, no passado dia 27 de agosto, à população residente e aos visitantes um concerto da banda Sol Brilhante.
O objetivo deste evento foi proporcionar um encontro animado entre a população residente, os imigrantes em férias e os veraneantes que fazem de Vila Chã a sua terra de eleição para o merecido descanso anual.
Conseguiu-se, assim, promover a integração e coesão social e o convívio revelando a quão acolhedora é esta terra.

Ampliação do Albergue S. Mamede de Vila Chã

ligado . Publicado em Notícias

 O albergue S. Mamede de Vila Chã foi inaugurado a 26 de julho de 2016 e contou com as presenças da Sra Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz e pelo Presidente da Junta, Sr. Benjamim Moreira, tendo o espaço sido benzido pelo Pároco da Paróquia de Vila Chã, Padre Joaquim Ferreira.

Está sediado no antigo Jardim de Infância, onde já está instalado o Núcleo Museológico Memórias de uma Terra, sito na Travessa do Sol.

O Albergue S. Mamede de Vila Chã acolheu no espaço de um ano cerca de 900 Peregrinos das mais diversas nacionalidades, que percorrem o Caminho Português da Costa.
Tornando-se necessário fazer uma ampliação do espaço que permite, desde agosto de 2017, acolher 16 peregrinos por noite.

Ao passar por Vila Chã os Peregrinos podem desfrutar de uma maravilhosa paisagem natural, com marcas de intervenção humana fortemente marcadas pela vivência piscatória.

Para saber mais sobre este albergue consulte a página do Facebook: Albergue de S. Mamede de Vila Chã.

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers

Rain

15°C

Vila Chã

Quinta 15°C / 21°C Mostly cloudy
Sexta 13°C / 23°C Mostly cloudy
Sabado 12°C / 20°C Partly cloudy
Domingo 9°C / 21°C Partly cloudy

Horários

    • Serviços Administrativos

      De 2ª a 6ª feira das
      9h00 às 12h30

      e das 13h30 às 17h00

Atendimento do executivo ao público:


3ª feira das 21h30 às 23h00

Contactos

    • Localização

      Rua da Lavandeira, 1337
      4485-704 Vila Chã – VCD

      Tel: 22 928 56 07
      Fax: 22 928 90 78

Email:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Siga-nos
    follow me on twitter
    follow me on facebook